25/06/2008

Momento Nostalgia!!!

É uma da manhã... E está a apetecer-me escrever... De facto, esta é uma vontade frequente, mas que na maioria das vezes tendo a reprimir ou a ignorar. Hoje decidi que assim não seria... Como uma grande amiga minha dizia, "um dia vais escrever o sexo e a cidade português"... Pois quem sabe??!! Talvez comece por aqui...
Como as pessoas que me conhecem bem sabem, tenho por vezes acessos de nostalgia... Pois é... Estou num momento NOSTÁLGICO... Mas reconheço a causa... Ontem revi na televisão a minha escola secundária... A fantástica ESCOLA SECUNDÁRIA PADRE ANTÓNIO VIEIRA (ESPAV)!!! ADORO ELA :)
Sabem entrei na ESPAV com 11 anos... Recordo-me da praxe (como poderia esquecer??!! uma semana de molho para tirar todos os materiais "nada biodegradáveis" utilizados nessa prática), da grandiosidade, do ambicionado, enfim, de todo um conjunto de memórias desse primeiro impacto naquela que foi a casa partilhada durante os 7 anos seguintes...
Claro que os que recordo melhor são os mais recentes... Mas não deixo de lembrar a turma do 7º ao 9º ano... As histórias, as aventuras, as viagens, as amizades que se julgam para sempre, mas que acabam por ter um arrefecimento... Enfim... Depois o secundário... Nova turma, novos colegas, novos amigos... Estes mais presentes e perenes... As ideias são outras, os sentimentos também... Enfim, a maturidade também (ou não :p)... Mas durante todo esse tempo deu para encontrar pessoas que marcaram e deixaram o seu selo na minha vida... Hoje, a esta distância, não consigo deixar de lembrar os momentos de conversas prolongadas, de segredos e confissões nas escadas da ESPAV... O que seria da ESPAV sem aquelas escadas?? Ok, há as rampas... Mas, escadas são escadas... LOL... E os leitores perceberão do que falo... Das escadas conseguiamos ter uma panorâmica de parte da escola, e acima de tudo, de quem entrava e saía da escola... Mas, o que mais nos interessava, era sem dúvida, as escadas das conversas sem fim... E que eram bruscamente interrompidas pelo ruído da campainha... Mas sempre compensado com a certeza de que no próximo intervalo, a conversa ía continuar (ou até mesmo durante as aulas)... Quem não tem histórias de aulas de Filosofia (interessantíssimas :S), passadas a trocar bilhetinhos, sobre os mais variados assuntos... Claro, TODOS!!! LOL... Mas, a ESPAV prima pela diversidade... É que além das escadas tem também uma esplanada... Fantástica por sinal, e que permitia que nos dias solarengos aproveitar os raios de sol na hora de almoço ou num intervalo mais prolongado... Viagens, aventuras, histórias sem fim... Minhas e de tantos que por lá passam e que imprimem naquelas rampas as marcas de uma presença eterna e para sempre recordada...

Para todos os que viveram essa aventura comigo, um abraço gigante... É provável que a grande maioria desconheça este espaço (Assuncilices), ou até que não perceba o porquê de Assuncilo... Mas, de certo que vão reconhecer as imagens daquela que nos acolheu e acompanhou no nosso percurso...

Assuncilo



Entrada da ESPAV


As escadas da ESPAV


A esplanada


Uma das rampas

1 comentário:

Rita disse...

*pi piiii*
(a todo o vapor)

\engate para ocê

beijo de sua estimada "borrega" *suspiro*
***